Festa no Rio terá 10 balsas responsáveis pela queima de fogos, que durará 12 minutos
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro autorizou 6 navios de cruzeiro a fundear em frente à Praia de Copacabana, na zona sul da cidade, para acompanhar a festa de Réveillon. A previsão é de inspecionar de 200 a 300 embarcações de menor porte, como barcos de esporte, turismo náutico e de transporte de passageiros, para que possam também ancorar próximo à praia.
As embarcações interessadas em participar da festa, terão que solicitar a inspeção para a Capitania dos Portos. Os barcos serão inspecionados até 30 de dezembro.
“Essa inspeção envolverá a verificação de documentos, de itens de segurança, do cumprimento da lotação de cada embarcação”, afirma o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, comandante Luciano Calixto.
Segundo o comandante, em 31 de dezembro, antes de se aproximar de Copacabana, os condutores das embarcações serão submetidos a testes de bafômetro. “O condutor receberá uma pulseira de zero álcool e a embarcação será liberada para navegar”, disse.
A Capitania dos Portos também fará a inspeção das 10 balsas responsáveis pela queima de fogos, que durará 12 minutos, a partir de 0h. As balsas ficarão mais próximas da praia. Depois delas, serão posicionados os rebocadores e barcos de apoio e, então, as embarcações da Marinha. Mais adiante, ficarão os barcos menores e, mais distantes da praia, os 6 navios de cruzeiros autorizados a acompanhar a festa.