Temporais alagam cidades em SC e áreas correm risco de deslizamentos

Condições meteorológicas estão previstas para continuarem até 2ª feira (9.dez); não foram registrados mortos ou feridos

Chuvas intensas iniciadas na madruga deste sábado (7.dez.2024) alagaram diversas cidades em Santa Catarina. Em Bom Retiro (SC), município a 140 km da capital Florianópolis, 50 residências foram impactadas pelas inundações, segundo o governo do Estado. Não foram registrados mortos ou feridos até o momento.

As chuvas intensas estão para previstas para continuarem até 2ª feira (9.dez). A instabilidade climática é causada por uma frente fria semi-estacionária. Diversas áreas de Santa Catarina correm riscos elevados para deslizamentos e alagamentos. 

Nas redes sociais, circulam vídeos de áreas de Joinville alagadas em decorrências das fortes chuvas.

Assista aos danos provocados pelas chuvas intensas: 

Joinville escolheu reeleger o prefeito do Novo, o mauricinho herdeiro bilionario, que não fez nenhuma dragagem em rios, nao limpou nenhuma galeria de águas pluviais. Apenas colocou flores na cidade Agora, a cidade está debaixo d’água, com cerca de 10 bairros afetados. Escolhas… pic.twitter.com/FL5FytJnqR

— Pr. Alexandre Gonçalves (@Pr_AlexandreGon) December 7, 2024

Paroquia de Santo Antônio, zona norte de Joinville, agora. pic.twitter.com/ZSTSeUZdqP

— Pr. Alexandre Gonçalves (@Pr_AlexandreGon) December 7, 2024

Fortes chuvas causam alagamentos em ruas de Joinville

Imagem: Defesa Civil pic.twitter.com/t3PgxqG6BU

— Portal SCC10 (@portal_scc10) December 7, 2024

O acumulado de chuvas pode atingir até 250 mm nas áreas mais afetadas. As regiões do Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí são as que devem receber as tempestades mais intensas em SC, com riscos de deslizamentos e inundações. 

As cidades da região Sul do Estado e a região metropolitana de Florianópolis vão ser menos afetadas. O volume de chuvas nesses locais irá variar de 60 mm a 80 mm e terão picos de até 100 mm. Os riscos para deslizamentos e alagamento são “moderados”, segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. 

Eis o mapa meteorológico do Estado: 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

A Defesa Civil do Estado emitiu recomendações a serem seguidas pela população catarinense. Aconselharam as pessoas a procurarem abrigos durante as chuvas, não atravessarem ruas alagadas e se atentarem às inclinações de árvores e postes. 

“A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos”, afirma a autoridade em comunicado.

ADIAMENTO DE VESTIBULAR

O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), anunciou o adiamento do vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A prova, que seria realizada às 14h deste sábado (7.dez), será feita às 16h.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-sustentavel/temporais-alagam-cidades-em-sc-e-areas-correm-risco-de-deslizamentos/

Deixe um comentário