Para a plataforma, “mídia afiliada ao Estado” indica controle editorial do governo; “BBC” e “Xinhua” não apresentam mais o selo
O Twitter retirou nesta 6ª feira (21.abr.2023) o rótulo para identificar veículos de mídia estatais nos perfis na plataforma. Entre os que não têm mais a indicação, estão a emissora BBC (British Broadcasting Corporation), a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e a agência de notícias chinesa Xinhua.
De acordo com a plataforma, “mídia afiliada ao Estado é definida como veículos onde o Estado exerce controle sobre o conteúdo editorial por meio de recursos financeiros, pressões políticas diretas ou indiretas e/ou controle sobre a produção e distribuição”.
Em 8 de abril, a rádio norte-americana NPR (National Public Radio) decidiu deixar de utilizar o Twitter depois de ser rotulada como mídia estatal. O presidente da NPR, John Lansing, repudiou a classificação em nota compartilhada na rede social.
Na 2ª feira (17.abr), a CBC (Canadian Broadcasting Corp.), emissora estatal canadense, suspendeu suas atividades no Twitter, depois da plataforma rotular a conta.
“O Twitter é uma ferramenta poderosa para jornalistas se conectarem com os canadenses, mas pode prejudicar a precisão e o profissionalismo, levando a uma falsa descrição de nossa independência”, disse a CBC em comunicado.
Elon Musk publicou de forma irônica na rede social da qual é proprietário que “corrigiram o rótulo” depois que a CBC se descreveu como “menos de 70% financiada pelo governo”.
Na 5ª feira (20.abr.2023) a plataforma retirou o selo de verificação dos usuários que não são assinantes do Twitter Blue. Os usuários da plataforma que quiserem manter ou adquirir o selo de verificação terão de pagar R$ 42 por mês, ou R$ 440 por ano. A medida era para ter entrado em vigor em 1º de abril.
Desde que comprou a rede social em julho de 2022, Musk mudou as políticas do selo de verificação. Agora, os usuários podem ter acesso a diferentes tipos de verificação:
cinza – governos e políticos;
azul – usuários do Twitter Blue;
dourado – empresas ou perfis comerciais.
Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/twitter-retira-rotulo-de-identificacao-de-midias-estatais/