Presidentes devem assinar acordos nas áreas de tecnologia, energia, cultura, turismo, saúde e educação no sábado (22.abr)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Portugal às 6h35 nesta 6ª feira (21.abr.2023), no horário de Brasília -10h35, no horário de Lisboa. O petista fica no país até a 3ª feira (25.abr). Depois, o chefe do Executivo segue para Madri, na Espanha.
Lula embarcou junto com a primeira-dama Janja rumo a Lisboa às 22h da 5ª feira (20.abr). O presidente antecipou a viagem em 1 dia. O motivo da mudança não foi informado pelo Palácio do Planalto.
A agenda do presidente em seu 1º dia em Portugal não foi divulgada. No sábado (22.abr), Lula será recebido com honrarias e se reunirá com o presidente português Marcelo Rebelo, no Palácio de Belém. Depois da reunião, ambos os presidentes vão se encontrar com 8 ministros (4 ministros brasileiros e 4 portugueses).
O chefe do Executivo deve assinar uma série de acordos bilaterais. A expectativa é de que 13 acordos sejam assinados, em áreas diversas, como tecnologia, energia, cultura, turismo, saúde e educação.
Na data, o presidente também almoça com o primeiro-ministro António Costa –com quem Lula almoçará novamente na 2ª feira (24.abr).
Também nesta data, o petista planeja renovar o contrato da Apex com a Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal). O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, também acompanhará o chefe do Executivo.
Lula também irá participar da entrega do Prêmio Camões –considerado o principal troféu da literatura em língua portuguesa– ao cantor e compositor Chico Buarque. O artista recebeu a honraria literária em 2019, porém, o então presidente na época, Jair Bolsonaro (PL), recusou-se a assinar o diploma para a entrega do prêmio. Chico Buarque é critico ao ex-presidente e amigo de Lula.
VIAGEM À ESPANHA
O último compromisso de Lula em Portugal será na manhã de 3ª feira (25.abr), quando o presidente participará de uma sessão solene em sua homenagem na Assembleia da República, em Lisboa. Depois, segue para Madri.
Na Espanha, Lula fará reuniões com o primeiro-ministro Pedro Sánchez, o rei Filipe e empresários espanhóis. A expectativa é que o chefe do Executivo assine 4 acordos bilaterais com o país.
Fonte: https://www.poder360.com.br/governo/lula-chega-a-portugal-para-encontro-com-marcelo-rebelo/