Taxa de eleitores que aprovam gestão petista tem flutuado em torno de 50% e os que desaprovam estão em ascensão, dizem pesquisas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com seus ministros a partir das 9h desta 2ª feira (18.mar.2024), no Palácio do Planalto. O encontro foi convocado depois que pesquisas de opinião mostraram queda na popularidade do petista e do governo.
Pesquisas recentes sobre a aprovação do 3º governo Lula mostram que a taxa de eleitores que dizem aprovar a gestão tem flutuado em torno de 50%. Já os que declaram desaprovar a gestão petista estão em ascensão desde o início do mandato.
A média móvel da taxa de aprovação do governo ficou em torno de 50%, o que é razoável. Mas a rejeição chegou a 45%. Leia no infográfico abaixo:
Quando são dadas opções não-binárias de respostas aos entrevistados (ótimo/bom, regular, ruim/péssimo e não sabem), a média móvel dos resultados indica que a maior preocupação para o governo deve ser a avaliação pessoal de Lula. Neste caso, os números estão na pior situação desde a posse.
Além da queda de popularidade, a reunião será realizada em meio à alta dos casos de dengue, ao aumento dos preços dos alimentos e à aproximação das eleições municipais, entre outros temas.
Na semana passada, Lula já se reuniu com grupos de ministros e conselheiros, além do marqueteiro de sua campanha, Sidônio Palmeira.
Entre os ministros mais pressionados por resultados estão Nísia Trindade (Saúde), por causa do surto de dengue, e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), pois a segurança aparece nas pesquisas como uma das principais preocupações da população.
Fonte: https://www.poder360.com.br/governo/lula-se-reune-com-ministros-depois-de-aumento-na-rejeicao/