52% dos norte-americanos veem Trump como “ditador”, diz pesquisa

Levantamento mostra que a maioria da população considera o republicano “perigoso” e que ele pode destruir a democracia dos EUA

Uma pesquisa do instituto PRRI (Instituto de Pesquisa de Religião Pública) mostrou que 52% dos cidadãos norte-americanos acreditam que o presidente Donald Trump (Republicano) é um “ditador perigoso cujo poder deve ser limitado antes que ele destrua a democracia norte-americana”. Eis a íntegra da pesquisa (PDF – 4 MB, em inglês).

O levantamento foi feita com 5.025 adultos, com entrevistas on-line de 28 de fevereiro a 20 de março de 2025. A margem de erro é de 1,69 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa teve participação do instituto Ipsos na metodologia de amostragem.

Leia os principais resultados da pesquisa:

economia – 41% apoiam as medidas econômicas do governo;
guerra na Ucrânia – 40% aprovam a maneira que o republicano lida com a guerra;
Trabalho de Elon Musk – 58% desaprovam a atuação do bilionário no governo
Trump e demissões – 55% afirmam que Trump “extrapolou” sua autoridade ao demitir funcionários federais;
Tarifas – 65% se opõem à implementação do tarifaço.

“Norte-americanos brancos, homens, gerações mais velhas e aqueles que não têm um diploma têm opiniões significativamente mais favoráveis ​​a Trump do que norte-americanos não brancos, mulheres, millennials, geração Z e aqueles que têm ensino superior”, disse o estudo.

100 de governo: pior aprovação em 80 anos

A gestão republicana tem o pior índice de aprovação aos 100 dias em 80 anos da série histórica. Segundo dados da pesquisa feita pela Ipsos e divulgada pela ABC News e o Washington Post, só 39% dos norte-americanos aprovam o trabalho de Trump. 

Antes, a marca de pior aprovação dos 100 dias de um presidente era do próprio Trump. Após 100 dias de seu 1º mandato, o ex-empresário era aprovado por 42% da população. Biden tinha 52% em 29 de abril de 2021.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/52-dos-norte-americanos-veem-trump-como-ditador-diz-pesquisa/

Deixe um comentário